domingo, 28 de abril de 2013

Governo capacita funcionários de bibliotecas públicas na Paraíba


Funcionários de bibliotecas públicas instaladas em cidades do interior da Paraíba receberão cursos de capacitação a partir do final deste mês. A primeira cidade a ser contemplada é Guarabira (dias 29 e 30 de abril). Em seguida, o treinamento será aplicado em Campina Grande (6 e 7 de maio). Depois, segue para Monteiro (20 e 21 de maio). O objetivo é levar o conhecimento às localidades onde não há a figura do profissional bibliotecário. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da sua Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista.

O curso é destinado a profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade onde será realizado. A diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, explica que esse critério de limitar a quantidade de pessoas, é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.  

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na etapa teórica, o aluno vai receber informações como o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.

A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação da existência dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo, que irá ministrar as aulas ao lado de Jussara Ventura, bibliotecária da área de processo técnico.

A Juarez da Gama Batista exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. “Uma das suas ações é dar esse suporte, já que muitas unidades instaladas em cidades do interior não possuem o profissional bibliotecário”, afirma a diretora.

Serviço
Treinamento para capacitação de profissionais de bibliotecas
Ministrantes: Cybelle Macedo e Jussara Ventura
Cronograma: 29 e 30 de abril – Guarabira; 6 e 7 de maio, Campina Grande; 20 e 21 de maio, Monteiro
Vagas: 25 por turma
Preço: gratuito

Fonte: FUNESC-PB