quinta-feira, 25 de abril de 2013

Biblioteca Pública digital americana


Criada a DPLA (Digital Public Library of America, sigla para biblioteca pública digital americana), que reuni e compartilha gratuitamente na internet o acervo e obras de milhares de bibliotecas e universidades do país.

O início das atividades envolveu a digitalização de coleções especiais, principalmente as de Harvard. "Temos uma enorme quantidade delas nas 73 bibliotecas da universidade, são mais de 18 milhões de volumes. Estamos escaneando livros, manuscritos e fotografias de diferentes assuntos".


Há acervos sobre mulheres, imigrações e obras sobre doenças epidêmicas, por exemplo; e há coleções históricas importantes, sobre a era medieval e sobre fotografia, com imagens da Lua e da escravidão, como fotos de escravos que nasceram na África e foram levados para os EUA.

O DPLA é liderada agora pelo Diretor Executivo Dan Cohen e guiada por um Conselho de Administração  composto dos principais bibliotecas públicas e de pesquisa, técnicos, acadêmicos de propriedade intelectual, e especialistas em negócios de todo o país.

Conheça mais sobre a biblioteca acessando o seu site: http://dp.la/