Criada a DPLA (Digital Public Library of America, sigla para biblioteca pública digital americana), que reuni e compartilha gratuitamente na internet o acervo e obras de milhares de bibliotecas e universidades do país.
O início das atividades envolveu a digitalização de coleções especiais, principalmente as de Harvard. "Temos uma enorme quantidade delas nas 73 bibliotecas da universidade, são mais de 18 milhões de volumes. Estamos escaneando livros, manuscritos e fotografias de diferentes assuntos".
Há acervos sobre mulheres, imigrações e obras sobre doenças epidêmicas, por exemplo; e há coleções históricas importantes, sobre a era medieval e sobre fotografia, com imagens da Lua e da escravidão, como fotos de escravos que nasceram na África e foram levados para os EUA.
O DPLA é liderada agora pelo Diretor Executivo Dan Cohen e guiada por um Conselho de Administração composto dos principais bibliotecas públicas e de pesquisa, técnicos, acadêmicos de propriedade intelectual, e especialistas em negócios de todo o país.
Conheça mais sobre a biblioteca acessando o seu site: http://dp.la/
Fonte: Folha uol e DPLA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.