quinta-feira, 7 de março de 2013

Bibliotecários caminham em prol do reconhecimento da profissão.

Por Luciana Costa


Bibliotecários caminham em prol do reconhecimento da profissão.

Entidades promovem no próximo sábado (09/03)  uma caminhada na orla de João Pessoa/Paraíba, com concentração no Busto de Tamandaré

Na próxima terça-feira, dia 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. Para marcar a data e promover uma integração entre profissionais e acadêmicos da área, a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba, o Conselho Regional de Biblioteconomia, o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e o Centro Acadêmico de Biblioteconomia promovem neste sábado, dia 09/03 a Caminhada da Biblioteconomia. A concentração será às 16h em frente ao Busto de Tamandaré, divisa das praias do Cabo Branco e Tambaú.

De acordo com a professora Jemima Marques de Oliveira, Presidente da Associação de Bibliotecários da Paraíba, a caminhada e alusiva às comemorações pelo Dia do Bibliotecário e tem como objetivo promover a integração entre profissionais e acadêmicos, mas, sobretudo, divulgar a profissão de bibliotecário. “Estamos seguindo os passos de outras Associações do Brasil que estão promovendo esta caminhada como, por exemplo, a Associação Catarinense de Bibliotecários que este ano já vai para a sua terceira edição da Caminhada da Biblioteconomia. Precisamos nos unir cada vez mais em prol da profissão do Bibliotecário, defendendo seu reconhecimento e seus espaços de atuação. É importante refletir e discutir sobre a realidade das bibliotecas e dos Bibliotecários. Nesse contexto, precisamos dar visibilidade à nossa profissão e discutir a situação das Bibliotecas no Estado da Paraíba”.

O evento conta com o total apoio da coordenadora e vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professoras Geysa Flávia e Alba Lígia, respectivamente.O Bibliotecário é o profissional qualificado para realizar processos de registro e transferência da informação. Este profissional se dedica ao tratamento da informação e a tornando acessível, independente do suporte informacional.

A Biblioteconomia na Paraíba tem sua origem na fundação do Curso de Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba em 1969. O curso é um dos mais antigos do Brasil formando, na modalidade Bacharelado, há 44 anos, profissionais capacitados para atuar na organização, disseminação e gestão da informação.

O Dia do Bibliotecário é comemorado desde 1958 no Brasil, no dia 12 de Março, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Bastos Tigre foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, etc.