quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pesquisador do IBICT lança plataforma digital para popularização dos estudos em filosofia, informação e linguagem

O pesquisador do IBICT, Gustavo Saldanha, está lançando quatro blogs com o objetivo de divulgar e popularizar estudos nas áreas de filosofia, informação e linguagem.
A partir do endereço gssaldanha.wordpress.com, o pesquisador inicia o processo de divulgação científica e compartilhamento das ações de pesquisa relativas aos seus projetos e às ações vinculadas aos grupos de pesquisa do CNPq dos quais participa. Destaca-se um pouco da trajetória de Gustavo Saldanha, suas publicações e seus projetos.
No blog “Ecce Liber: observatório do fim do livro”, nome do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e liberado por Saldanha, tem-se como meta popularizar as ações do grupo, que completa 1 ano de formalização e 2 anos de discussões em maio de 2014. O foco é voltado para as relações entre filosofia, epistemologia, linguagem, simbolismo, informação, documento, livro e organização dos saberes.
Liberdianoia: caderno de crítica informacional”, produto direto da reflexão de Gustavo Saldanha, tem-se como objetivo disseminar as investigações atuais do pesquisador, dialogando com seus estudos anteriores e as perspectivas de interesse. O blog estreia com a postagem “A cibernética de São Jerônimo: medievo, velocidade e informação”.
Outro códice: estudos informacionais na perspectiva comparada e internacional traz à comunidade de Ciência da Informação um quadro retrospectivo e atual de estudos do domínio pouco desenvolvido no campo dentro do Brasil dedicado ao método comparado e à exploração de experiências mundiais ligadas às práticas informacionais. O blog apresenta sua primeira postagem: “Fortes da guerra simbólica: notícias africanas da longa ‘guerra discursiva’ da diplomacia cultural”.
De acordo com Saldanha, “as experiências digitais são resultado direto dos trabalhos coletivos do Ecce Liber, iniciado como grupo de discussão em novembro de 2011 e formalizado junto ao CNPq no primeiro semestre de 2013”. A plataforma de elaboração de páginas e blogs wordpress foi adotada para construção da proposta de popularização das práticas de investigação em curso. Os endereços podem ser acessados a partir de tablets e telefones móveis.

Saiba mais
Gustavo Saldanha: Linguagem, filosofia e organização dos saberes - gssaldanha.wordpress.com
Ecce Liber: observatório do fim do livro - http://ecceliber.wordpress.com/
Liberdianoia: caderno de crítica informacional - http://liberdianoia.wordpress.com/
Outro códice: estudos informacionais na perspectiva comparada e internacional - http://outrocodice.wordpress.com/