Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Livros de Machado de Assis liberados na Internet



A "Coleção Digital Machado de Assis" reúne a obra completa do autor e está disponível na Internet para leitura online e download.

Em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis, o Governo Federal criou projeto digital que reúne a obra completa do autor: a Coleção Digital Machado de Assis. Livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Helena e A Mão e a Luva podem ser encontrados na íntegra para leitura online ou download gratuito, em arquivos html ou PDF.

Além dos romances, estão no site miscelâneas, traduções e críticas feitas pelo literário em revistas e jornais. A iniciativa é uma parceria entre a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.

“A associação para o Projeto Machado surgiu por iniciativa do MEC, que procurou o NuPILL em função de o núcleo ter uma das primeiras bibliotecas digitais do País”, afirma a professora Deise Freitas, membro do NuPILL e coordenadora do projeto com o professor Alckmar Luiz dos Santos.

Mais que lembrar o centenário de morte do autor, o objetivo da coleção foi fazer “com que a obra completa de Machado de Assis chegasse a qualquer usuário na Internet, em edições confiáveis e gratuitas”. O site reúne toda a produção literária do escritor dividida por gênero – romance, conto, poesia, crônica e outros – e por ordem cronológica de publicação.

Além das obras, o portal dispõe a cronologia da trajetória de Machado de Assis, teses e dissertações do Portal Domínio Público relativas ao autor e seus escritos e textos de escritores contemporâneos de Machado, como Euclides da Cunha, João do Rio e Rui Barbosa.

Segundo Deise Freitas, um dos principais desafios na criação do projeto foi “cumprir todo o complexo processo de escolha das obras de referência, digitalização, correção e revisão dos arquivos eletrônicos em apenas nove meses”.

Para Eduardo Luz, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), “ter os livros de Machado de Assis disponibilizados na Internet é algo muito bem vindo, bem como outras obras literárias digitalizadas”. A Coleção Digital Machado de Assis configura-se como um importante acervo digital das publicações machadianas.

O projeto pode ser acessado por meio do site: machado.mec.gov.br.

Fonte: O povo Online

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.