quinta-feira, 30 de maio de 2013

Biblioteca digital oferece livros exigidos em vestibulares

Jovens e adolescentes que estão se preparando para o vestibular já têm um novo aliado. Clássicos da literatura exigidos nas tão temidas provas já podem ser baixadas gratuitamente na Biblioteca nas Nuvens: Biblioteca Pública de Literatura Digital. 

Livros clássicos da literatura portuguesa, como O Cortiço de Aluísio de Azevedo, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, podem ser descarregados no computador. O processo é simples, é só escolher a obra, fazer o download e aproveitar a leitura. Além das exigências aos vestibulandos, outros livros também podem ser encontrados.

O projeto Biblioteca nas Nuvens – é fruto de um projeto de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, da aluna Robéria Andrade, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo.

A Biblioteca tem um diferencial, onde qualquer usuário pode acessar a biblioteca, sem a necessidade de registra-se, nem de entrar com nome e senha, o acesso é livre, a leitura é gratuita. O usuário pode realizar a leitura online ou baixar o arquivo para o dispositivo de leitura de sua preferência.

Esta biblioteca é um canal de divulgação e informação, criada com o propósito de disponibilizar na Internet o conhecimento produzido por escritores literários de forma rápida e sem fronteiras, respeitando os direitos autorais. Todas as obras disponibilizadas na Biblioteca nas Nuvens estão em Domínio Público, ou dispõe da autorização do autor.

Autores que desejarem compor o acervo é só entrar em contato. A biblioteca foi lançada com a disponibilização de 15 obras, onde esse número será acrescido aos poucos. 

Acesse, visitem, participem da pesquisa.

Sejam bem vindos!  Biblioteca nas Nuvens