Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto da Petrobrás resgata acervo de filmes do Nudoc

Os filmes serão digitalizados e a produção do cinema da Paraíba dos anos 70 e 80 voltará a circular para que as novas gerações tenham acesso à essas obras
O Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (Nudoc/UFPB), um dos principais acervos do cinema paraibano, está fazendo uma importante colaboração para o Projeto Cinema Paraibano: Memória e Preservação, patrocinado pela Petrobrás.
O Projeto está reunindo um acervo de filmes produzidos na Paraíba nas décadas de 1970 e 1980 nas bitolas Super 8 e 16mm. Esses filmes serão digitalizados e apresentados em mostra a ser realizada em 2013. Além da exibição, serão promovidos debates com especialistas e cineastas e publicações textos reflexivos sobre essas produções. E ainda haverá a criação de um Website para divulgar os resultados e trabalhos desenvolvidos no Projeto.
Temas como trabalho, sexualidade, rituais, questões urbanas e registros de acontecimentos políticos e institucionais serão relembrados com o resgate dessa filmografia. Dessa forma, a diversificada produção do cinema da Paraíba dos anos 70 e 80 voltará a circular, possibilitando que as novas gerações tenham acesso à essas obras, com o propósito de incentivar as pesquisas e discussões geradas a partir dos filmes.
O Projeto Cinema Paraibano: Memória e Preservação é coordenado pelos professores Fernando Trevas Falcone e Lara dos Santos Amorim, da UFPB - Campus de Mamanguape, e tem o apoio do Nudoc – Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB sob coordenação do professor João de Lima, do Departamento de Comunicação e Turismo - Decomtur, Campus de João Pessoa  e do ARANDU – Laboratório de Antropologia Visual da UFPB. 
Contato: (83) 3216-7382.
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Nudoc

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.