Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Projeto transforma refrigerador em biblioteca itinerante para crianças


Um grupo de 60 crianças da Vila Torres, atendidas durante o horário de contraturno escolar pelo espaço Passos da Criança, conheceu a Refriteca, projeto da fabricante de eletrodomésticos Electrolux realizado com a parceria do Pró-Cidadania, que transforma refrigeradores em biblioteca itinerantes. As crianças também participaram de atividades diferentes, como a contação de histórias.

A Refriteca circulará as instituições atendidas pelo Parceria Nota 10, projeto do Pró-Cidadania. Os livros da biblioteca, cerca de 150 exemplares escolhidos de acordo com a faixa-etária das crianças, são do acervo da empresa ou doados por colaboradores.

“As crianças ficaram ansiosas pela chegada da biblioteca. Explicamos a elas que além de matar a fome, nossa geladeira especial, através dos livros, alimenta a alma e a criatividade”, disse a psicopedagoga do Passos da Criança Lea Aparecida Barnabé.

Entre os títulos estão livros diversificados, como obras de literatura, infanto-juvenil, biografias, obras de culinária, artes, artesanato, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos e diferentes materiais de leitura como revistas e gibis.

“A ideia é muito interessante porque além de incentivar a leitura dentro das instituições, promove também o lazer e a cultura na comunidade”, explicou o supervisor de Ação Social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider.

“Eu adorei. Queria poder ter essa geladeira em casa”, contou Lucas dos Santos, de 7 anos. Mayara Gabriela de Oliveira, de 8 anos, disse que a parte favorita das atividades foi a contação de histórias. “Parecia que eu estava vendo um filme do João e o Pé de Feijão”, falou.

De acordo com Bárbara Calado, do setor de responsabilidade social da Electrolux, o tempo de permanência da mini biblioteca no projeto social pode variar. Serão 30 dias para instituições com até 80 crianças e 50 dias para instituições com mais de 81 crianças. Após este período o refrigerador-biblioteca será retirado e levado para outra escola/instituição cadastrada pelo Pró-Cidadania.

“Neste tempo, a garotada, com o auxílio das professoras, pode aproveitar como quiser a biblioteca. A reação tão positiva das crianças nos surpreendeu hoje e ficamos muito contentes”, explicou Bárbara.

Pró-Cidadania
O Instituto Pró-Cidadania é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos lucrativos, com caráter voltado aos fins assistenciais, educacionais, beneficentes e culturais.

Parceria Nota 10
O Parceria Nota 10 foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto promove a formação integral na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Atualmente, atende mais de 2 mil crianças e adolescentes/ano, através de implantação da metodologias para instituições, monitoramento, avaliação permanente das atividades, capacitação dos gestores e educadores e o repasse de materiais (escolares, de higiene, educativos, eletrônicos e esportivos) e agasalhos.

O Pró-Cidadania também desenvolve o projeto Curitibaninhos, que beneficia mamães e recém-nascidos com palestras preparatórias e distribuição de enxovais, e o Jogo Limpo, na área de esporte. Informações pelo telefone (41) 3040 -1582.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.