Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Livros de Machado de Assis liberados na Internet



A "Coleção Digital Machado de Assis" reúne a obra completa do autor e está disponível na Internet para leitura online e download.

Em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis, o Governo Federal criou projeto digital que reúne a obra completa do autor: a Coleção Digital Machado de Assis. Livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Helena e A Mão e a Luva podem ser encontrados na íntegra para leitura online ou download gratuito, em arquivos html ou PDF.

Além dos romances, estão no site miscelâneas, traduções e críticas feitas pelo literário em revistas e jornais. A iniciativa é uma parceria entre a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.

“A associação para o Projeto Machado surgiu por iniciativa do MEC, que procurou o NuPILL em função de o núcleo ter uma das primeiras bibliotecas digitais do País”, afirma a professora Deise Freitas, membro do NuPILL e coordenadora do projeto com o professor Alckmar Luiz dos Santos.

Mais que lembrar o centenário de morte do autor, o objetivo da coleção foi fazer “com que a obra completa de Machado de Assis chegasse a qualquer usuário na Internet, em edições confiáveis e gratuitas”. O site reúne toda a produção literária do escritor dividida por gênero – romance, conto, poesia, crônica e outros – e por ordem cronológica de publicação.

Além das obras, o portal dispõe a cronologia da trajetória de Machado de Assis, teses e dissertações do Portal Domínio Público relativas ao autor e seus escritos e textos de escritores contemporâneos de Machado, como Euclides da Cunha, João do Rio e Rui Barbosa.

Segundo Deise Freitas, um dos principais desafios na criação do projeto foi “cumprir todo o complexo processo de escolha das obras de referência, digitalização, correção e revisão dos arquivos eletrônicos em apenas nove meses”.

Para Eduardo Luz, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), “ter os livros de Machado de Assis disponibilizados na Internet é algo muito bem vindo, bem como outras obras literárias digitalizadas”. A Coleção Digital Machado de Assis configura-se como um importante acervo digital das publicações machadianas.

O projeto pode ser acessado por meio do site: machado.mec.gov.br.

Fonte: O povo Online

Táxis circulam com biblioteca móvel e empréstimos de livros na Paraíba


Após dezoito anos trabalhando como taxista, Almir Angelo Sousa da Silva aliou aos cuidados com a direção o de incentivador à leitura. O motorista é um dos centenas que integra o projeto Bibliotáxi, uma biblioteca no interior de táxis de João Pessoa, que possibilita o uso ou empréstimo de aproximadamente 500 livros na capital. Em torno de 90% deles são de literatura.

Almir conta que muitos clientes ainda se surpreendem com um kit com livros para empréstimo dentro de um táxi. A curiosidade tem gerado conversas sobre o projeto e sobre literatura. “O maior ganho é incentivar os passageiros a lerem mais e compartilhar conhecimento. É legal curtir e compartilhar nas redes sociais, mas é melhor na vida real. Qualquer ideia que incentive o compartilhamento físico de livros precisa de apoio. Se incentiva a leitura e melhora a escrita de quem lê”, disse.

Qualquer passageiro que pegue um dos pouco mais de 400 veículos que integram o projeto na capital tem acesso aos livros fornecidos pela editora Saraiva para o projeto de BiblioTaxi. As pessoas cadastradas no aplicativo EasyTáxi, que é uma empresa que facilita o contato entre taxistas e o público, têm o direito a levar os livros para ler em casa.

Almir Angelo conta que "uma cliente pegou o táxi na rua e durante a viagem ao ver os livros ficou curiosa e empolgada com a possibilidade de levar um dos livros. Mas como o empréstimo é exclusivo para clientes da EasyTáxi na hora ela baixou o aplicativo”, frisou.

O projeto foi implantado há pouco mais de 15 dias em João Pessoa em uma parceria da empresa Easy Táxi e a livraria Saraiva. A empresa está associada hoje a 32% da frota de 1.350 veículos.

Fonte: G1/PB

Ler na nuvem

A partir de ontem (29), usuários brasileiros da Amazon terão a sua disposição o Kindle Cloud Reader, um serviço gratuito de leitura que permite a visualização instantânea de e-books direto no navegador. A ferramenta permite a leitura de livros online ou offline, sem necessidade de download ou instalação de aplicativos e, como já acontece nos apps Kindle para as diversas plataformas, o Kindle Cloud Reader sincroniza automaticamente a biblioteca do usuário, a última página lida, marcações, notas e trechos destacados de cada livro. Para usar o Kindle Cloud Reader,  basta acessar  https://ler.amazon.com.br.

Promoção 10x10 da Livraria Unesp Virtual, obras da Editora UFPB



http://www.livrariaunesp.com.br/livrariaunesp/departamento/1133/10x10/t/1.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pesquisador do IBICT lança plataforma digital para popularização dos estudos em filosofia, informação e linguagem

O pesquisador do IBICT, Gustavo Saldanha, está lançando quatro blogs com o objetivo de divulgar e popularizar estudos nas áreas de filosofia, informação e linguagem.
A partir do endereço gssaldanha.wordpress.com, o pesquisador inicia o processo de divulgação científica e compartilhamento das ações de pesquisa relativas aos seus projetos e às ações vinculadas aos grupos de pesquisa do CNPq dos quais participa. Destaca-se um pouco da trajetória de Gustavo Saldanha, suas publicações e seus projetos.
No blog “Ecce Liber: observatório do fim do livro”, nome do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e liberado por Saldanha, tem-se como meta popularizar as ações do grupo, que completa 1 ano de formalização e 2 anos de discussões em maio de 2014. O foco é voltado para as relações entre filosofia, epistemologia, linguagem, simbolismo, informação, documento, livro e organização dos saberes.
Liberdianoia: caderno de crítica informacional”, produto direto da reflexão de Gustavo Saldanha, tem-se como objetivo disseminar as investigações atuais do pesquisador, dialogando com seus estudos anteriores e as perspectivas de interesse. O blog estreia com a postagem “A cibernética de São Jerônimo: medievo, velocidade e informação”.
Outro códice: estudos informacionais na perspectiva comparada e internacional traz à comunidade de Ciência da Informação um quadro retrospectivo e atual de estudos do domínio pouco desenvolvido no campo dentro do Brasil dedicado ao método comparado e à exploração de experiências mundiais ligadas às práticas informacionais. O blog apresenta sua primeira postagem: “Fortes da guerra simbólica: notícias africanas da longa ‘guerra discursiva’ da diplomacia cultural”.
De acordo com Saldanha, “as experiências digitais são resultado direto dos trabalhos coletivos do Ecce Liber, iniciado como grupo de discussão em novembro de 2011 e formalizado junto ao CNPq no primeiro semestre de 2013”. A plataforma de elaboração de páginas e blogs wordpress foi adotada para construção da proposta de popularização das práticas de investigação em curso. Os endereços podem ser acessados a partir de tablets e telefones móveis.

Saiba mais
Gustavo Saldanha: Linguagem, filosofia e organização dos saberes - gssaldanha.wordpress.com
Ecce Liber: observatório do fim do livro - http://ecceliber.wordpress.com/
Liberdianoia: caderno de crítica informacional - http://liberdianoia.wordpress.com/
Outro códice: estudos informacionais na perspectiva comparada e internacional - http://outrocodice.wordpress.com/