Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Unesco no Brasil abre campanha de incentivo à leitura

No Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quarta-feira (23), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil divulga uma campanha nas redes sociais de promoção à leitura com foco na Copa do Mundo.

Com o nome “Ler também é uma paixão”, a campanha tem como mote a frase “Neste Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais toque a bola para os seus amigos e compartilhe o nome do livro que marcou um gol na sua vida”.

A data será celebrada com atividades em várias partes do mundo, segundo a assessoria de comunicação da Unesco no Brasil, tendo a cidade de Port Harcourt, na Nigéria, como a Capital Mundial do Livro 2014.

No Brasil, o órgão destaca a iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação de tornar lei o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Está em tramitação, no MinC e no MEC, projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional com o objetivo de institucionalizar as políticas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas.

O acesso de todo cidadão ao livro e à leitura é o objetivo principal do PNLL, um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país.

As diretrizes do PNLL têm por base a necessidade de formar uma sociedade leitora como condição para promover a inclusão social de milhões de brasileiros.

Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Livro, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que os livros são as forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz.

“A Unesco convida todas as mulheres e todos os homens a reunirem-se em torno de livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a incorporação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, de inspirar compreensão e tolerância”, diz Bokova.

Fonte: Hoje em Dia 23/04/14

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.