quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Conheça a biblioteca particular de Fernando Pessoa


A biblioteca pessoal de Fernando Pessoa está com 142 livros disponíveis para consulta on-line.

(Crédito: Georgios Kollidas / Shutterstock.com)
(Crédito: Georgios Kollidas / Shutterstock.com)
A coleção começou a ser construída a partir de 1898, com livros escolares do autor
Fundação Vodafone Portugal divulgou a digitalização de cerca de 140 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa para consulta na internet. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, em Portugal. Oslivros de vários gêneros e idiomas aparecem no formato PDF e JPG e trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da história.

A coleção começou a ser construída a partir de 1898, com livros escolares como “A First Latin Course”, de Dr. Wm Smiths, em que Pessoa escreveu a data V – II – MDCCCXCVIII, e o “The Remarkable Adventure of Walter Trelawney”, de J.S. Fletcher, que foi dado de presente a Fernando Pessoa no dia 20 de Dezembro de 1898.

Alguns dos últimos livros a fazerem parte da biblioteca provavelmente são o “Histoire de la Franc-Maçonnerie Française”, de Albert Lantoine, publicado em Julho de 1935, e “Poemas” de Carlos Queirós, com uma dedicatória do seu autor datada no dia 31-10-1935.

A biblioteca abrange todas as classes de conhecimento e foi subdividida seguindo o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU): 
Classe 0 – Generalidades. 
Classe 1 – Filosofia. Psicologia. 
Classe 2 – Religião. Teologia. 
Classe 3 – Ciências Sociais. Direito. Administração. 
Classe 4 – Classe vaga. 
Classe 5 – Matemática. Ciências naturais. 
Classe 6 – Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia. 
Classe 7 – Arte. Belas-Artes. Recreação. Diversões. 
Classe 8 – Linguística. Filologia. Literatura. 
Classe 9 – Geografia. História. Biografias.


A coleção é constituída por 1312 títulos (1419 volumes), e encontra-se dispersa em diferentes pontos da cidade de Lisboa
CFP = Casa Fernando Pessoa (1060 títulos; 1142 volumes) 
Herdeiros (150 títulos; 175 volumes) 
MN = Manuela Nogueira (sobrinha-neta de Pessoa – herdeira) 
LMR = Luís Miguel Rosa (sobrinho-neto de Pessoa – herdeiro) 
MFC = Miguel Freitas da Costa (Neto de Maria Madalena Nogueira de Freitas, prima de Fernando Pessoa) (3 títulos; 3 volumes) 
BNP/E3 = Espólio 3 da Biblioteca Nacional de Portugal (99 títulos)


Trata-se de uma biblioteca única em Portugal, não só por ter pertencido ao seu maior poeta, mas porque nela estão presentes títulos que nenhuma outra biblioteca pública do país contém.

Ao todo, existem livros escritos em oito línguas diferentes: espanhol, francês, galego, grego, inglês, italiano, latim e português. Em três livros escritos em inglês encontram-se algumas páginas em japonês e em hebreu, respectivamente. Pessoa teve pelo menos um livro em língua alemã, mas este exemplar está desaparecido.

 Fonte: Universia Brasil